whey ca
Nutrição, Receitas

Como escolher o melhor tipo de whey protein para seus objetivos de treino

O whey protein é um suplemento alimentar amplamente utilizado por atletas, fisiculturistas e entusiastas da atividade física que buscam melhorar sua saúde e desempenho esportivo. Trata-se de uma proteína de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais para a construção e reparação muscular. Conheça agora os diferentes tipos de whey protein.

Além disso, como esse suplemento é absorvido rapidamente pelo corpo, é considerado uma excelente opção para o pós-treino, ajudando na recuperação muscular e reduzindo as dores resultantes dos exercícios físicos intensos. 

O que muita gente não sabe é que há alguns tipos diferentes do produto no mercado, além de diversas marcas, sabores e versões. Com tantas opções, é comum surgirem dúvidas a respeito da escolha mais adequada de acordo com seus objetivos de treino.

A resposta para esses e outros questionamentos sobre whey você encontra no artigo a seguir!

O que é whey protein e quais os tipos que existem?

O whey protein é um suplemento alimentar muito utilizado por pessoas que buscam aumentar a massa muscular e o desempenho durante as práticas de exercício físico.

tipos de whey protein ca edited
Existem diferentes tipos de whey protein e cada um tem suas próprias características.

Trata-se de uma proteína de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação muscular.

Ele é obtido a partir do soro do leite, que é separado durante o processo de fabricação do queijo. Esse soro é então filtrado e processado para produzir a proteína em pó, que pode ser adicionada a shakes, smoothies e receitas culinárias de diversos outros alimentos.

Atualmente, existem vários tipos de whey protein disponíveis no mercado, diferenciados principalmente pela forma como são processados e filtrados. A seguir, vamos conhecer os três tipos mais comuns:

Whey protein concentrado

Esse é o tipo mais comum de whey protein. É produzido a partir de um processo de filtração simples, que retira a maior parte da gordura e dos carboidratos do soro do leite, mas ainda mantém outros nutrientes como a lactose e minerais.

É uma boa opção para quem está começando a treinar e busca uma proteína de qualidade com um preço mais acessível.

Ainda que seja mais barato, uma dose de whey protein concentrado geralmente oferece um teor proteico menor, e o processo de digestão e absorção dessa proteína pelo organismo pode ser mais demorado em comparação aos outros tipos.

100% Whey Concentrado da Max Titanium

O Whey Protein (WP) apresenta alto valor biológico, devido às altas concentrações proteicas, e presença de compostos bioativos, por isso, atualmente é considerado um alimento funcional.

Produto com excelente custo x benefício ao consumidor. Entrega de aporte proteico em excelente quantidade a custo acessível.

Benefícios do Whey Pro

  • Auxílio para o ganho de massa muscular;
  • Auxílio para recuperação muscular;
  • Prevenção da perda e manutenção de massa muscular;

É geralmente indicado para quem precisa consumir alta quantidade de proteína diariamente, para quem faz dieta low carb ou cetogênica (com alta gordura, proteína moderada e baixo carboidrato).

Whey protein isolado

Esse tipo de whey protein é fabricado por meio de um processo de filtração mais abrangente, que remove ainda mais gordura e carboidratos do soro do leite, deixando apenas a proteína pura.

Possui, portanto, maior concentração de aminoácidos, e por isso é a opção ideal para pessoas que desejam minimizar a ingestão de lactose ou carboidratos na dieta.

As opções de whey isolado geralmente contêm cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gordura, por conta disso o produto é absorvido mais rapidamente pelo organismo.

Pode ser recomendado para atletas com treinos de baixa, média e alta intensidade.

Whey protein hidrolisado

O terceiro tipo de whey protein é obtido em um processo de hidrólise enzimática, que quebra as moléculas de proteína em tamanhos menores para facilitar a absorção pelo corpo.

Sendo assim, tende a oferecer menos BCCA (aminoácidos de cadeia ramificada) em comparação com o whey isolado. É geralmente a opção de custo mais elevado entre os três tipos de whey.

Pode ser uma boa opção para quem tem dificuldade em digerir proteínas, apresenta problemas de gases ou má digestão ao consumir o suplemento isolado ou concentrado, ou, ainda, para atletas que desejam uma recuperação muscular mais rápida.

Pode ser indicado para pré ou pós-treino imediato, a fim de melhorar o processo de recuperação muscular e de produção proteica.

Todos esses três tipos de whey são proteínas de alta qualidade, cada um com suas características específicas. A escolha do whey protein ideal vai depender das necessidades e objetivos individuais de cada um.

Top Whey 3W

Independente se você já está habituado a consumir whey protein ou se está apenas começando, temos diversos tipos de suplemento para você alcançar seus objetivos de treino.

Temos, inclusive, uma linha que conta com os três tipos de proteína do soro do leite na mesma formulação: a Top Whey 3W.

O Top Whey 3W é uma fórmula exclusiva da Max Titanium, e o suplemento proteico mais premiado do Brasil! Ela pode ser utilizada por qualquer público que vise manutenção, recuperação ou ganho de massa muscular.

Clique aqui e confira todas as informações sobre essa linha, e confira a seguir algumas dicas para descobrir qual o melhor whey protein para o seu caso.

Como escolher o whey protein mais adequado?

Não há uma fórmula ou resposta específica para essa pergunta, já que a escolha adequada de whey protein depende dos resultados que cada pessoa deseja obter. Mas a boa notícia é que algumas dicas podem ajudar bastante nesse processo, como veremos a seguir.

1 – Identifique os seus objetivos de treino

O primeiro passo para escolher o whey protein que você irá consumir é identificar seus objetivos de treino. O whey pode ser utilizado para ajudar a emagrecer, ganhar massa muscular e até mesmo para auxiliar em algum tratamento, entre outras funcionalidades.

treino ca edited
Saber quais são os seus objetivos vai ajudar a definir qual whey você deve comprar.

Ter bem definido o motivo pelo qual você deseja consumir whey é fundamental para escolher o produto certo e ter bons resultados. Se você busca ganhar massa muscular, por exemplo, um whey protein concentrado pode ser uma opção interessante.

Já se seu objetivo é perder peso, um whey protein isolado pode ser mais indicado, já que essa versão apresenta menos açúcar e gordura do que a concentrada, por exemplo.

2 – Escolha um sabor que agrade seu paladar

Com os objetivos bem definidos, fica mais fácil tomar outras decisões em relação à escolha do whey, como o sabor, por exemplo. Se o foco é ganho de massa muscular, o ideal é buscar um produto com sabor, o que torna seu consumo mais agradável.

É possível encontrar whey em diversos sabores, como morango, chocolate e baunilha. Escolha o mais saboroso para você, assim ficará mais fácil incorporar o whey à sua dieta sem precisar fazer grandes esforços.

3 – Evite produtos com muitos aditivos

Por outro lado, quem tem a saúde como questão central deve optar pelo whey sem sabor, que possui menor quantidade de aditivos em sua composição.

shey sem aditivos ca edited
Opte por produtos que não venham carregados de aditivos.

Para resolver a questão da palatabilidade do produto, sugerimos bater com uma fruta ou adicioná-lo em outras preparações culinárias. 

Uma terceira opção para quem deseja ganhar massa muscular e também se preocupa com a saúde são os produtos isolados com saborizantes naturais.

4 – Conte com a orientação de um especialista

O uso de suplementos deve ser sempre feito com moderação e dentro de uma dieta equilibrada. Sendo assim, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de adicionar um novo suplemento como o whey protein a sua rotina alimentar.

A escolha do whey protein ideal é apenas uma parte do processo. Para obter resultados significativos no treino, é preciso combinar o consumo de suplementos com uma alimentação saudável e uma rotina de treino adequada.

Consulte sempre um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista, para receber orientações personalizadas.

orientação desses profissionais é importante na escolha do melhor tipo de whey, pois eles saberão identificar algumas questões fundamentais, como se você intolerância à lactose, por exemplo, ou algum problema de digestão.

A recomendação do suplemento adequado será realizada a partir desse tipo de informações e peculiaridades sobre seu organismo. 

nitricionista ca edited
Tenha sempre a opinião de um especialista para consumir o produto e quantidade adequada a sua necessidade.

Fazer essa consulta é muito importante! Não é recomendado tomar o produto por conta própria, mesmo que você saiba sobre a sua procedência. Do contrário, você corre o risco de escolher um produto que não seja eficiente para o que você precisa.

5 – Verifique a composição do produto

Ao escolher o whey protein, é importante conferir alguns detalhes referentes a sua composição, como o perfil de aminoácidos.

É importante escolher um produto que contenha todos os aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, que é importante para estimular a síntese proteica e o crescimento muscular.

Observe também qual a concentração e a qualidade da proteína no produto. O ideal é escolher um whey protein que contenha pelo menos 80% de proteína, que seja rapidamente absorvida pelo organismo (como o whey protein isolado, por exemplo).

Tabela da composicao do Whey Isolado Max Titanium
Acima, uma tabela da composição do Whey Isolado Max Titanium.

Verifique também a presença de carboidratos e gorduras no produto. Se seu objetivo é perder peso, escolha uma opção com baixo teor desses elementos.

Além disso, alguns produtos de whey protein contém outros ingredientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos adicionais. Observe se esses itens são adequados para seus objetivos de treino.

Agora que você conhece os diferentes tipos de whey protein, confira mais alguns detalhes sobre esse suplemento e os benefícios que o consumo deste produto oferece.

Quais os benefícios de consumir whey protein?

Como mencionado anteriormente neste artigo, o whey protein é um suplemento alimentar que oferece uma série de benefícios para a saúde e desempenho esportivo. Veremos a seguir e com mais detalhes quais são os principais.

1 – Auxilia no ganho de massa

Quando ingerido após o exercício físico, o whey protein ajuda a aumentar a síntese de proteína muscular, que é o processo pelo qual as células musculares constroem novas proteínas e se tornam maiores e mais fortes.

massa muscular ca edited
Auxílio no ganho de massa muscular é uma das principais funções do whey protein.

Por essas razões, o whey protein é o suplemento ideal para quem deseja impulsionar os níveis de força, acentuar ganhos no tamanho do músculo e prevenir danos no tecido muscular que ocorrem após a prática de exercícios.

2 – Melhora a recuperação muscular

O consumo de whey protein também pode ajudar a diminuir o catabolismo muscular, que é o processo pelo qual as células musculares quebram suas próprias proteínas para obter energia.

Isso é especialmente importante durante os períodos de treinamento intenso, quando o corpo precisa de proteínas para se recuperar e reparar os tecidos musculares danificados.

Como é rapidamente absorvido pelo organismo, o whey é uma excelente opção para o pós-treino. Ele ajuda a reparar os danos causados aos músculos durante o exercício e reduz a dor muscular tardia.

3 – Aumenta a saciedade

O whey protein ajuda a aumentar a sensação de saciedade devido à sua alta concentração de proteínas e aminoácidos essenciais, que são nutrientes que ajudam a reduzir o apetite e a controlar a ingestão de alimentos.

Isso significa que o suplemento ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando picos de fome e reduzindo a vontade de comer alimentos ricos em carboidratos e açúcares.

Por esses motivos, o whey protein pode ser uma opção interessante para pessoas que desejam controlar seu apetite e reduzir a ingestão de alimentos, seja para perder peso ou manter uma dieta saudável e equilibrada.

4 – Fortalece o sistema imunológico

O whey protein contém uma série de nutrientes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, como glutamina, imunoglobulina, alfalactoalbumina e betalactoalbumina.

sistema imunologico ca edited
O consumo de whey age diretamente no auxilio do sistema imunológico do paciente.

Esses elementos ajudam a aumentar a imunidade inata, protegendo o organismo contra infecções e doenças.

5 – Ajuda a controlar os níveis de açúcar

Outro benefício interessante e pouco conhecido que o whey protein oferece é em relação à regulação dos níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Ele pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a utilização de glicose pelo organismo.

As proteínas presentes no suplemento ajudam a manter os níveis de glicemia estáveis, fazendo do whey protein uma opção saudável para consumo por pessoas diabéticas.

6 – Contribui para a saúde óssea

Esse suplemento é rico em cálcio, fósforo e vitamina D, nutrientes de grande importância para a saúde dos ossos.

Sendo assim, consumir whey protein segundo o recomendado pelo profissional de saúde também serve para fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose.

Além desses benefícios, o whey protein também pode ser uma opção interessante para pessoas vegetarianas com dificuldade em obter a quantidade adequada de proteína na dieta.

saude corporal ca edited
Com o fortalecimento dos ossos, você terá um condicionamento muito melhor para buscar seus objetivos.

Independente se você já está habituado a consumir whey protein ou se está apenas começando, temos diversos tipos de suplemento para você alcançar seus objetivos de treino. Veja abaixo todas as opções de whey protein da Max Titanium.

author-avatar

Sobre Felipe Donatto

Felipe Fedrizzi Donatto é nutricionista esportivo, Mestre em Educação Física pela UNIMEP e Doutor em Ciências pelo ICB-USP. Nutricionista e Expert MaxTitanium. Professor de pós graduação em nutrição esportiva, nutrição clínica, fitoterapia e fisiologia do exercício. Palestrante internacional IFBB e Speaker ISSN EUA. Possui artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e ministra conferências ao redor do mundo como EUA, Dubai, Peru e Colômbia.