Dentre todos os suplementos existentes no mercado, um dos mais populares entre quem pratica atividade física é a creatina. Apesar de ser muito utilizada, alguns praticantes ainda têm dúvidas sobre como ela funciona e como pode ajudar no ganho de massa e sua hipertrofia. Neste texto vamos explicar como a creatina pode auxiliar no treino de hipertrofia e no desempenho durante a atividade física.
O que é a creatina?
A creatina é uma proteína composta por três aminoácidos: metionina, arginina e glicina. O corpo humano produz naturalmente a creatina e ela está presente no cérebro e nos músculos. Ela é utilizada como fonte de energia durante a atividade física intensa.
Ao suplementar a creatina, ela vai ajudar a trazer tônus muscular e a melhorar a capacidade física também. Veja agora alguns benefícios dessa substância no organismo.
Benefícios da creatina?
Além de aumentar a força muscular e o desempenho, a creatina vai ajudar em outras áreas também, o que faz desse suplemento uma excelente opção para quem faz atividade física.
Ela ajuda a reduzir a fadiga muscular, melhora a cognição e a função cerebral, previne doenças neurodegenerativas, melhora a saúde cardíaca e também a condição dos ossos.
E um outro benefício muito interessante para quem busca a hipertrofia é que a creatina ajuda a aumentar a massa muscular.
Como a creatina vai ajudar no treino de hipertrofia?
Existem algumas maneiras de como a creatina pode auxiliar no ganho de massa muscular. O primeiro é que ela traz mais energia e disposição, o que faz com que seja possível fazer mais repetições e também usar uma carga maior para realizar o exercício. E com um estímulo maior e mais intenso, é mais fácil conseguir alcançar a hipertrofia muscular.
A creatina traz mais energia para o corpo pois ela atua produzindo mais ATP (adenosina trifosfato), que a principal fonte de energia para as células. Com mais creatina no corpo, maior será a produção de ATP e assim mais energia para fazer os exercícios.
A creatina é armazenada nos músculos como fosfocreatina e fornece energia para as células musculares durante atividades de alta intensidade e curta duração, como levantamento de peso e treinos de tiro.
A suplementação com creatina pode aumentar a quantidade de fosfocreatina disponível nos músculos, o que pode melhorar a capacidade dos músculos de produzir energia durante o exercício, principalmente naquelas séries que estamos morrendo para conseguir alcançar as últimas repetições.
Isso pode levar a um aumento no desempenho em exercícios de alta intensidade e uma maior capacidade de realizar repetições de exercícios com peso.
Além disso, a creatina pode aumentar a retenção de água nos músculos, o que pode levar a um aumento no tamanho e na aparência dos músculos, conhecido como hipertrofia. Essa retenção de água é intracelular e o aumento da quantidade de água no interior das células estimula a síntese proteica e esse processo ajuda na hipertrofia muscular.
Como a creatina melhora a eficiência do sistema nervoso central, o cérebro consegue enviar um número maior de impulsos para os músculos e isso resulta em contrações musculares mais intensas.
Como usar a creatina?
Não existe uma regra sobre como tomar a creatina, pois cada organismo funciona de uma maneira e os resultados podem variar. Há quem prefere tomar logo pela manhã, após o treino, à noite, ou como um medicamento e ingerir a cada 8 horas, há muitas possibilidades.
Porém, os horários de melhor absorção de creatina são logo pela manhã e após o treino, lembrar disso pode ajudar a definir o horário de tomar o suplemento. Mas em outros momentos do dia também é muito possível.
Veja os benefícios de tomar a creatina em diferentes horários e como isso pode auxiliar de acordo com o seu objetivo:
- Pré-treino: Alguns atletas preferem tomar creatina cerca de 30 minutos a 1 hora antes do treino para aumentar a disponibilidade de creatina durante o exercício. Isso pode ajudar a melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração.
- Pós-treino: Tomar creatina após o treino pode ajudar a aumentar a absorção e retenção de creatina nos músculos, especialmente se combinado com carboidratos simples, como dextrose ou maltodextrina. Isso pode ajudar a melhorar a recuperação após o exercício e aumentar a síntese de proteínas musculares.
- Com as refeições: A creatina também pode ser tomada juntamente com as refeições, especialmente aquelas que contêm carboidratos e proteínas, para aumentar a absorção.
Como melhorar a absorção de creatina?
Quem vai responder essa pergunta é medico e atleta da Max Titanium Paulo Muzy. Veja no vídeo abaixo.
Como dito pelo Muzy, os carboidratos vão ajudar e muito na melhor absorção da creatina. Para auxiliar e melhorar a sua dieta, veja onde é possível encontrar carboidratos:
- Grãos integrais: arroz integral, pão integral, aveia, quinoa, trigo sarraceno, cevada.
- Frutas: maçã, banana, laranja, uvas, manga, abacaxi, pêssego.
- Legumes e vegetais: batata, batata-doce, inhame, mandioca, ervilha, milho, cenoura, beterraba.
- Produtos lácteos: leite, iogurte, queijo.
- Alimentos açucarados: açúcar de mesa, mel, xarope de bordo, xarope de milho, doces, sorvetes.
- Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha.
- Nozes e sementes: amêndoas, castanhas, pistache, sementes de
Sempre lembrando que para ter uma boa dieta é interessante consultar um nutricionista. Assim é possível definir qual o melhor tipo de alimentação e até de suplementação que deve ser feita para ter os melhores resultados e alcançar os objetivos.
Agora que você sabe como a creatina pode auxiliar no treino de hipertrofia , conheça os produtos da Max Titanium! Temos os melhores suplementos e acessórios para academia! Dê uma olhada e tenha ainda mais resultados no ginásio.